Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
31º
FATALIDADE

Garota de 15 anos morre afogada ao tentar salvar criança no rio Araguaia: "Não sabia nadar"

18 agosto 2020 - 14h48

A 44ª vítima de afogamento no Tocantins tem apenas 15 anos. A adolescente se chama Ágata Cristina e morreu no domingo, 16, quando o barco em que ela estava com outras cinco pessoas naufragou no Rio Araguaia, a cerca de 6 km de um ponto usado como acampamento, em Araguacema.

O acidente aconteceu por volta das 15 horas e a embarcação navegava um pouco acima da boca do Rio Guaiapó, um afluente do Araguaia. Segundo relato de familiares a adolescente tentava salvar uma criança que estava no barco, mas acabou desaparecendo.

Roberto Gil de Sousa Lisboa, irmão da tia da adolescente, e que também estava no acampamento, informou que: "Ágata Cristina não sabia nadar e que ninguém na voadeira usava coletes salva-vidas".

O acampamento fica na margem esquerda do Rio Araguaia, em relação à cidade. Onde o barco naufragou, segundo um dos parentes da garota, a profundidade é de aproximadamente 2 m e a 30 m de distância da margem.

A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) começou as buscas ainda no domingo à noite, com ações de superfície até à 1 hora da madrugada de segunda-feira, 17. A retomada das atividades foi por volta das 6h30 da manhã, e durante seis horas seguidas foram executados mergulhos em aproximadamente 800 m desde o ponto onde o barco teria afundado.

Paralelo a isso, familiares realizavam buscas de superfície, observando as margens, galhadas e ilhas, já que a força da água poderia deslocar o corpo da vítima conforme a correnteza.

Numa dessas incursões, numa ilha a cerca de 2 km do local, em superfície, o corpo da vítima foi localizado e deixado aos cuidados da Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML).

Atualização

Desde o início de janeiro, o CBMTO já contabiliza 44 mortes por afogamentos no estado. Só último final de semana foram duas vítimas, sendo Eliézio Silva Santos, 26 anos, no Rio Tocantins, em Praia Norte, a 650 km de Palmas, no Bico do Papagaio, e Ágata Cristina, no Rio Araguaia, em Araguacema, cerca de 290 km da Capital, na região oeste do Tocantins.

O mês de abril registrou o maior número de casos, sendo 10, seguido por janeiro e julho com 7, e maio 6 afogamentos.