Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
EM ARAGUAÍNA

Hacker é preso por ajudar a desviar R$ 13 milhões de clientes de banco digital

13 setembro 2021 - 09h08Por Redação

A Polícia Civil do Maranhão prendeu em Araguaína no Tocantins, um homem suspeito de integrar uma quadrilha de hackers que desviou cerca de 13 milhões de reais de um banco digital.

A prisão aconteceu na sexta-feira (10), mas o suspeito não teve identidade revelada. A ação faz parte do desdobramento da segunda fase da 'Operação Ostentação' ocorrida em Imperatriz, no mês de dezembro de 2020.

De acordo com a polícia, a quadrilha tinha como base a cidade de Imperatriz (MA), mas atuava em diversas regiões. Desde o início das investigações, diversas prisões e mais de 100 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três estados:  Maranhão, Goiás e Tocantins.

 O esquema

De acordo com o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT), o alvo dos criminosos eram clientes do Nubank e o grupo fez várias vítimas em vários estados brasileiros. 

Os hackers agiam enviando um e-mail ou SMS falso para coletar dados das vítimas. Com as informações, eles invadiam as contas de clientes e conseguiam transferir altos valores, fazendo a instituição financeira arcar com o prejuízo.