Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
EM PALMAS

Helicóptero pousa no meio de avenida para salvar criança de três anos

12 maio 2022 - 08h10

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER - TO) efetuou na tarde desta quarta-feira, 11, o resgate aeromédico de uma criança de três anos da cidade de Novo Acordo para a capital, Palmas.

O procedimento foi necessário devido à urgência do caso, uma vez que a criança apresentava um quadro clínico agravado devido ao fato de ter engasgado com uma bolacha. Desse modo, não haveria tempo hábil para que o trajeto de mais de 100 km pudesse ser feito via terrestre por uma ambulância.

Diante da situação, o CIOPAER foi acionado pela equipe médica do Hospital Geral de Palmas (HGP), a qual solicitou apoio aeromédico urgente para salvar a vida da criança. Vale ressaltar que o fato ocorreu na cidade de Novo Acordo, distante 114 quilômetros, de Palmas, ou seja, 1 hora e 50 minutos distante da capital, Palmas.

Diante da informação da urgência do atendimento, a equipe da Unidade Aérea deslocou imediatamente até o município  do interior do estado acompanhada do apoio necessário provido pelo HGP. No local, a equipe multi missão a bordo do Tocantins 01 efetuou a remoção da criança e sua mãe, daquela localidade ao Hospital Geral de Palmas, em apenas 20 (vinte) minutos.

Com a agilidade do procedimento, um tempo significativo foi ganho na corrida pela manutenção da vida. Ao chegar a Palmas, a tripulação precisou realizar um pouso em uma área bastante restrita, para favorecer o atendimento da equipe de médicos e enfermeiros do HGP, que já aguardavam a fim de prestar o atendimento especializado a criança. 

Após finalizar mais um voo pela vida com dedicação e seriedade, a equipe do helicóptero do CIOPAER retornou para o aeroporto Lysias Rodrigues com a certeza de um trabalho prestado com excelência e respeito.