Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
FARSA DESCOBERTA

Homem planejou a própria prisão por causa de dívidas com traficantes

18 setembro 2020 - 11h08

Na madrugada da última quinta-feira, 18, agentes de execução penal do Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas, frustraram mais uma tentativa de ingresso de ilícitos na unidade penal. Durante o procedimento de recolhimento de preso, os plantonistas suspeitaram do padrão de engessamento de um suposto trauma na perna direita de um homem recém chegado ao Sistema. O suspeito de 18 anos, carregava no gesso o total de seis aparelhos celulares, além de carregadores.

Ele fingiu que estava coma perna quebrada para entrar na cadeia com vários ilícitos. (Foto: SSP/TO)

Quando questionado sobre os motivos que o levaram a tentar adentrar ao estabelecimento penal com os objetos, o homem, que havia sido detido pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, alegou ter contraído dívidas relacionadas a drogas junto a organizações criminosas, e por esse motivo teria planejado a própria prisão, juntamente com o engessamento na perna, para ingressar com os ilícitos e quitar os débitos.

O homem foi conduzido à 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil da Capital, onde também foram entregues os ilícitos. Após os procedimentos, o suspeito foi reconduzido à CPP de Palmas e permanece preso.

Segundo o diretor da unidade penal da Capital, Thiago Sabino, os flagrantes recentes mostram o quanto a unidade penal vem trabalhando com seriedade para coibir as tentativas de entrada de ilícitos. “O nível de alerta dos agentes de execução penal, bem como as ações e informações fornecidas pela equipe do setor de Inteligência, nos permite abrir o leque de possibilidades arquitetadas pelas organizações criminosas para burlar o Sistema. As equipes estão atentas a essas atitudes e qualquer que seja a ação que fuja do que seja tido como convencional, será sim repelida e colocada no rigor da Lei”, afirmou.

O gerente de Administração e Operações do Sistema Penitenciário e Prisional, Bionor Vaz Texeira, ressaltou o êxito no trabalho das equipes plantonistas. “Parabenizamos a sagacidade da equipe que desempenhou sua função da maneira mais correta possível, resultando no desfecho positivo do flagrante. Vale reafirmar que unidade prisional tem agentes empenhados e capacitados, além de um forte aparato de segurança”, finalizou.