Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
TRAGÉDIA

Identificação dos corpos das vítimas de acidente aéreo foi realizada em poucas horas

25 janeiro 2021 - 14h27Por Redação

A identificação das vítimas do acidente que vitimou, neste domingo (24), parte da delegação do Palmas Futebol e regatas levou apenas cinco horas para ser realizada.

Os trabalhos das equipes de peritos oficiais, odontologistas do Instituto Médico Legal (IML) levou cinco horas para fazer o reconhecimento dos corpos carbonizados das vítimas por meio de análise da arcada dentaria.

Ainda no domingo, os seis corpos já haviam sido liberados para os familiares, mas apenas o corpo do presidente do clube havia sido retirado pela funerária. Na manhã da segunda feira (25), familiares de Lucas Praxedes Carvalho e Marcus Vinícius Molinari Reis deram início aos procedimentos para a retirada do corpo.

Os exames

O diretor do IML, Luciano Fleury explica que, rotineiramente, os Institutos Médico-Legais realizam identificação de pessoas por meio de datiloscopia ou pelo reconhecimento direto. Ele ressalta, contudo, que, em se tratando de cadáveres carbonizados, esqueletizados ou em avançado processo de putrefação, fica difícil e por vezes impossíveis o emprego dessas metodologias.

Nesses casos, torna-se necessário o exame Antropológico e Odontolegal para identificar os restos mortais de determinada vítima. E foi isso que fizemos em relação às vítimas desse trágico acidente”, contou o diretor.
Enquanto o Perito Odontolegista realiza o exame para estimativa dos dados biotipológicos e das características individualizadoras pela arcada dentária, uma equipe multiprofissional do setor de Antropologia Forense do IML, composta por agentes de necrotomia e servidores administrativos, buscam informações e documentos da vítima com familiares, delegacias, hospitais e clínicas”, disse Fleury.

Além do exame odontoforense de identificação, o IML também realiza exames de Necropsia, Antropologia Forense, Lesão Corporal, Conjunção carnal, Ato Libidinoso, Embriaguez, Exumação, Entrada de Ossada, Abortamento, Pequenas Causas, Avaliação Psicológica, Natimorto, importantes para a análise da ocorrência de crimes que deixam vestígios e/ou para a identificação de seus autores.

Documentação

Os documentos que são solicitados aos familiares, estão no Prontuário Odontológico da vítima, que normalmente fica em posse de clínicas particulares ou da rede pública de saúde, e fotos do sorriso da vítima encaminhada por familiares em disponíveis em redes sociais. Após exames, é feito o confronto com a documentação odontológica (ficha clínica, radiografias e fotografias).