Roberto Yoshio Furukawa, de 69 anos, foi encontrado com vida nesta terça-feira, 27, após passar mais de 24 horas desaparecido em Palmas. Ele havia sido visto pela última vez na tarde de segunda-feira, 26, nas proximidades de sua residência, na quadra 509 Sul.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com familiares, o idoso foi localizado em uma área verde próxima à própria casa. Ele foi resgatado consciente, porém debilitado, apresentando desidratação e queimaduras causadas pelo sol.
MOBILIZAÇÃO NAS BUSCAS
A ocorrência mobilizou a Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter), que iniciou diligências logo após o registro do desaparecimento.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), também foi acionado e montou uma força-tarefa com seis militares, divididos em duas equipes.
ÁREA DENSA FOI VASCULHADA
As equipes definiram áreas prioritárias de busca nas imediações da residência. Apesar de familiares já terem verificado lotes baldios próximos, os bombeiros realizaram uma nova varredura para descartar outras possibilidades.
Em um dos terrenos, com vegetação alta e densa, foram encontradas peças de vestuário, o que elevou o nível de alerta. Durante a progressão na área, Roberto foi localizado com vida, em estado de debilidade e com nível de consciência reduzido.
IDOSO TEM PARKINSON
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), Roberto é portador da doença de Parkinson, condição que pode causar episódios de desorientação.
Familiares informaram que, apesar dos ferimentos superficiais, ele se encontra estável e segue em atendimento médico.


Roberto Yoshio Furukawa, de 69 anos, havia desaparecido em Palmas e havia sido visto pela última vez na tarde de segunda-feira - Crédito: Divulgação 


