Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
CALÚNIA

Influencer bolsonarista é condenado à prisão após criar conteúdos contra Cinthia Ribeiro

28 setembro 2022 - 14h45Por Da Redação

Após usar as redes para se manifestar contra um vídeo atacando seu marido, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro teve sua denúncia amparada pelo juíz Kilber Correia Lopes de Araguaína que condenou Radmark Saraiva Martins à pena de 10 meses e 29 dias pelo crime de calúnia praticado contra a prefeita.

O marido da prefeita, Eduardo Mantoan, candidato a deputado estadual, vem sofrendo diversos ataques de adversários políticos na reta final de campanha. Mas este vídeo que resultou na condenação de Radmark ocorreu em março de 2021, quando o araguainense utilizou seu perfil no Facebook para caluniar e acusar a Cinthia Ribeiro de mau uso de verbas públicas do Governo Federal no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A publicação foi retirada do ar, por força judicial, mas, mesmo assim, o réu manteve sua acusação na audiência de conciliação. Para justificar sua opinião, disse em juízo que as informações eram de cunho jornalístico. O conteúdo foi distribuído em grupos de WhatsApp e se espalhou rapidamente.

Em sua defesa, Cinthia Ribeiro disse que as falsas imputações lhe ocasionaram uma série de transtornos e reiterou que nunca respondeu a qualquer ação na justiça relativa à sua condução como gestora, seja no que diz respeito às medidas sanitárias ou aplicação de verbas advindas do governo federal ou recursos próprios do município, no combate à pandemia.

O juiz acolheu a arguição de Cinthia Ribeiro e entendeu que o réu fez atribuições falsas de fatos definidos como crime ofensivos à prefeita. “De modo que essa conduta é típica, antijurídica e culpável”, disse em sua sentença

Ele vai cumprir a pena em regime inicial semiaberto. Também foi condenado ao pagamento das custas processuais. A pena foi agravada, por ter sido praticada contra servidor público. Cinthia Ribeiro foi representada pelo escritório Solano Donato Advogado Associados.