Consumidores do Tocantins estão entre as vítimas de um esquema de fraude digital desarticulado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (11), durante a Operação Dois Irmãos. A ação prendeu dois suspeitos no Espírito Santo e no interior do Rio, e cumpriu mandados de busca e apreensão em três cidades: Vila Velha (ES), São Fidélis e Nova Friburgo (RJ).
GOLPE EM E-COMMERCE
Os investigados são uma influenciadora digital e o irmão dela, donos de um site que prometia vender tênis de luxo com valores abaixo do mercado. Segundo as investigações, a maioria dos pedidos nunca era entregue ou chegava com sinais de uso, falsificação ou avarias.
Mais de mil pessoas em todo o país teriam sido lesadas. Entre os golpes, estava o uso de falsas equipes de atendimento, que abordavam os clientes via mensagens e concluíam a venda via Pix, sem nota fiscal e sem possibilidade de reembolso.
MATERIAL APREENDIDO E BLOQUEIO DE R$ 1 MILHÃO
Durante as buscas, os policiais apreenderam mais de dez celulares, computadores, cartões de crédito e cem relógios suspeitos de falsificação. Todo o material será analisado pela Delegacia do Consumidor (Decon) do RJ.
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 1 milhão nas contas dos investigados, além da retirada dos perfis do e-commerce nas redes sociais. Os dois responderão sob uso obrigatório de tornozeleira eletrônica.
ALERTA AOS CONSUMIDORES TOCANTINENSES
A Polícia Civil orienta que vítimas do esquema registrem boletim de ocorrência e procurem o Procon de seus estados para tentar o ressarcimento. A investigação teve início após denúncias formais à Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro.
COMBATE AOS CRIMES DIGITAIS
O delegado Felipe Curi, secretário de Polícia Civil do RJ, afirmou que o combate a crimes contra o consumidor está entre as prioridades da corporação, principalmente diante do crescimento de fraudes ligadas ao comércio eletrônico.