Na tarde desta terça-feira (9), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 113 animais silvestres que estavam sendo transportados de forma irregular em um carro de passeio na BR-153, em Gurupi, região sul do Tocantins.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A apreensão evidencia o uso do estado como rota do tráfico de fauna entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país.
FUGA E PERSEGUIÇÃO
Durante fiscalização no km 694 da rodovia, os agentes deram ordem de parada ao motorista de 29 anos, que desobedeceu e tentou fugir. Foi necessário acompanhamento tático para realizar a abordagem.
ANIMAIS EM SITUAÇÃO CRUEL
Dentro do veículo, a PRF encontrou diversas espécies, muitas delas ameaçadas, em condições precárias:
1 filhote de ema;
16 pássaros pretos;
54 jandaias-verdadeiras;
5 araras-azuis;
12 assanhaços;
3 curicas;
2 papagaios;
3 jabutis;
3 mãos-de-ouro;
9 macacos-prego.
Muitos animais estavam amontoados e sem ventilação, alguns já mortos, e outros apresentavam sinais de estresse, desidratação e sofrimento.
CONDUTOR PRESO EM FLAGRANTE
O motorista foi preso e levado para a Central de Flagrantes de Gurupi. Os órgãos ambientais foram acionados para receber os animais e prestar atendimento emergencial.
CRIME AMBIENTAL
O tráfico de animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Além de causar sofrimento extremo aos animais, compromete a biodiversidade e financia redes criminosas.
PLANO AMAZÔNIA: SEGURANÇA E SOBERANIA
A ação integra a atuação da PRF dentro do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), lançado pelo governo federal em 2023. O programa busca reforçar a presença do Estado na Amazônia Legal, combater crimes ambientais e proteger a fauna brasileira.

Condições em que oa nimais foram encontrados | Foto: Divulgação/PRF


Macacos e araras resgatados - Crédito: Divulgação PRF


