Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
INVESTIGAÇÃO

Operação desarticula quadrilha especializada em furtos de carro de luxo no Tocantins

09 maio 2020 - 10h19Por G1 Tocantins

A Polícia Civil prendeu neste sábado (9) quatro suspeitos de integrar um grupo responsável pelo furto de dezenas de veículos em Palmas. A ação foi chamada de Carro de Luxo. A investigação apontou que os criminosos atuavam no Tocantins desde 2018, quando foram subtraídas mais de 15 caminhonetes de alto valor aquisitivo.

A polícia começou a investigar o grupo após verificar que os furtos ocorreram da mesma forma. Os criminosos usavam uma aparelho chamado módulo para substituir o sistema eletrônico original e como consequência fragilizar toda a segurança dos veículos.

Com isso os suspeitos conseguiam ligar as caminhonetes e depois usavam outro aparelho, chamado de capetinha, cuja função é bloquear qualquer sinal de GPS. Após o furto, os veículos eram colocados em uma quarentena e levados para o Pará, onde eram clonados e vendidos a receptadores.

O grupo tem base interestadual atuando no Ceará e no Pará. A principal sede dos criminosos estaria em Conceição do Araguaia (PA). De acordo com as investigações, nos últimos 30 dias o grupo participou do furto de três caminhonetes de luxo em Palmas.

Todos os veículos foram levados de estacionamentos na capital. O último caso foi de uma caminhonete que estava no estacionamento do Hospital Geral de Palmas, na noite desta sexta-feira (8), por volta das 19h.

A investigação da Polícia Civil contou com interceptações telefônicas e monitoramento de toda a movimentação do grupo. Os agentes, inclusive, monitoraram o furto no estacionamento do HGP e recuperaram o veículo, horas depois, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.

As investigações foram coordenadas pelos delegados Rossílio Souza Correia, Anderson Casé e Ricardo Real.

A operação foi realizada pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, com apoio das delegacias 1º DP da Capital, Denarc, 4º DP e policias militares da rádio patrulha de Couto Magalhães.