Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
25º
CONTRABANDO

Passageiro idoso é detido com 2 mil maços de cigarros na bagagem

26 junho 2020 - 08h05

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu carga de cigarro transportada ilegalmente, a ocorrência foi mais uma das ocorrências registradas no decorrer da Operação Tamoio II. 

O flagrante foi registrado na manhã dessa quinta (25), no km 497 da BR 153, município de Paraíso do Tocantins. Na oportunidade, a equipe da PRF abordou ônibus de transporte de passageiros e durante a fiscalização no bagageiro inferior, foram encontradas 2 malas cheias de maços de cigarro, parte de origem nacional e parte estrangeira. 

O responsável pelas malas foi identificado, um senhor de 77 anos. O homem apresentou grande nervosismo, mas, inicialmente negou ser o proprietário das malas. Ao continuar as buscas, a equipe da PRF encontrou uma terceira mala com cigarros. 

Novamente questionado, o homem confessou ser o proprietário das 3 malas. Ele afirmou ter pago 10 mil reais pelos 2 mil maços de cigarro, dinheiro que teria pego emprestado com seu sobrinho. Alegou que estava desempregado e não possuía renda, tendo compro o cigarro com o objetivo de revender. Afiançou ser a primeira vez que comprava esse tipo de produto. 

Diante da situação, o homem poderá responder por dois crimes, o de Contrabando, por metade da carga ser de origem estrangeira e a outra metade, de origem nacional, era transportado sem nota fiscal, sendo então configurado o crime fiscal de transporte de mercadoria sem documento fiscal. 

Os cigarros foram apreendidos e encaminhados junto com o homem para a Central de Flagrantes de Paraíso do Tocantins/TO.