Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
ESTELIONATO

PF investiga suspeitos de invadirem contas bancárias para pagamentos de boletos

07 julho 2020 - 09h55

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (07), a "Operação Xunxo", que cumpre 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Palmas e Porto Nacional contra um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias eletrônicas. 

Os mandados foram expedidos pela 4º Vara da Justiça Federal do Tocantins e cerca de 30 policiais participam da ação.

Segundo informações preliminares, as investigações apontam que o grupo é formado por empresas e empresários, que se utilizam de fraudes para realizar o pagamento de boletos bancários. Para isso, eles invadem contas de diversas pessoas e utilizam do dinheiro das vítimas e com esse pagamento fraudulento, a PF estima que investigados geraram um prejuízo de mais de R$ 160 mil à Caixa Econômica Federal.

Ainda de acordo com a PF, os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, cuja pena pode ultrapassar cinco anos de reclusão.

O nome da operação “Xunxo”, faz alusão a uma expressão muito utilizada no sul e sudeste do país, que significa “maracutaia”, “armação” e “golpe”.

A Polícia Federal disse que, em razão da pandemia da Covid-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.