Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
33º
FRAUDES E DESVIOS

Operação apura suspeita de rombo milionário no TCE do Tocantins

03 março 2021 - 08h52Por Redação

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta quarta-feira (03), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudar processos de licitação e contratos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Ministro Og Fernandes do Superior Tribunal de Justiça, nas cidades de Palmas (TO) e Goiânia (GO).

Segundo as investigações da PF, do Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU), foram constatados diversos indícios de fraude em licitações e desvios na execução de contratos.

Além de diversos outros elementos que apontam o cometimento de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas e a existência de uma organização criminosa formada por servidores públicos e empresários da construção civil.

A ação dos federais tem como objetivo encontrar novas provas, interromper as atividades criminosas identificar e recuperar ativos desviados. Além de garantir o cumprimento da lei.

Os contratos que são investigados somam mais de R$ 25 milhões e teria provocado um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 4 milhões de reais, entre movimentação financeira suspeita, laudos periciais e informações de campo.