Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
24º
NO TOCANTINS

PF realiza operação contra suspeitos de fraude no auxílio emergencial

09 novembro 2020 - 09h15

Tocantins é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), que investiga suspeitos de fraudar o auxílio emergencial. Estão sendo investigados casos também nos estados da Bahia e São Paulo, sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária.

De acordo com a PF, um dos objetivos é identificar e desarticular a atuação de organizações criminosas que cometeram fraudes para obter ilicitamente valores do benefício concedido pelo Governo Federal. O auxilio foi destinado durante a pandemia, para trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.

As investigações são a partir do cruzamento de informações em bases de dados. A polícia explica que, os suspeitos, fraudam o recebimento do benefício de forma organizada e estruturada. Os criminosos conseguem os dados pessoais de terceiros, para solicitar e receber o dinheiro.

No Tocantins, a polícia cumpre um mandado de busca e apreensão, na casa de um investigado de Araguaína, Norte do Estado. Ele é suspeito de lavagem de dinheiro, além de possível envolvimento na organziação criminosa, especializada em fraudes bancárias. 

A operação com o nome “Primeira parcela” é realizada por uma força-tarefa formada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União, Caixa Econômica Federal e Tribunal de Contas da União para identificar fraude no auxílio.