Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
TOCANTINS

Operação investiga grupo suspeito de aplicar golpes em contribuintes com dívida na Receita Federal

03 julho 2019 - 08h53

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (03), em Gurupi Sul do Estado, a "Operação Caduceu" que investiga suspeitos de aplicar golpes contra contribuintes que possuem dívidas tributárias na Receita Federal.

Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços da cidade. Segundo apurado pela PF, o grupo formado por contadores abordavam as vítimas sempre em dupla e bem vestidos. Um deles, inclusive, se identificava como funcionário da Receita Federal.

De acordo com as investigações, os golpistas falsificavam assinaturas, selos e carimbos de cartórios para obter informações sigilosas de pessoas físicas ou jurídicas nas bases de dados da Receita Federal e de posse dessas informações escolhiam  os contribuintes que possuíam dívidas tributárias e ofereciam serviço para retirar juros e multas, mediante a cobrança de 10% do valor total da dívida.

Diante dos fatos, os suspeitos devem responder pelos crimes de estelionato e falsificação de selos e sinais públicos tipificados.
 
A operação foi batizada de “Caduceu” em referência ao bastão presente no emblema das ciências contábeis, pois a suposta organização criminosa é formada por profissionais de contabilidade.

Com informações do G1/TO