Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
MECANISMO

PF investiga esquema de corrupção em várias prefeituras do Tocantins

08 agosto 2019 - 08h59

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (08), a "Operação Mecanismo" que investiga crimes de peculato e corrupção de uma organização criminosa envolvendo agentes públicos em vários municípios do Tocantins.

Ao todo 120 policiais participam da operação. Foram expedidos 32 mandados de intimação e 27 de busca e apreensão pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e as ordens judiciais estão sendo cumpridas em Palmas, Paraíso do Tocantins, Novo Acordo, Recursolândia, Santa Tereza, Lizarda e Lagoa do Tocantins, e ainda em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.

Segundo apurado pela PF, empresas de Palmas, que mantêm contrato de manutenção em carros oficiais e fornecimento de peças automotivas com municípios do Tocantins, têm feito transferências de dinheiro e outras vantagens para servidores municipais comissionados, parentes e pessoas próximas dos prefeitos dos municípios com quem possuem contratos. Os recursos investigados são oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e Fundo Municipal de Saúde (SUS).

A investigação aponta ainda que os pagamentos eram repassados em conta corrente ou até mesmo feito por meio de pagamentos de despesas pessoais como contas de telefones, IPVA, mensalidades escolares, entre outras.

A PF ainda não divulgou o valor do prejuízo aos cofres públicos. 

Sobre o nome da operação a PF explica que faz alusão a um seriado brasileiro que explora o crime de corrupção praticado por agentes públicos e empresários.