Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
EM GUARAÍ

PM é afastado após ser flagrado agredindo idoso por causa de latido de cachorro

08 dezembro 2025 - 20h10Por Da Redação

Um idoso de 62 anos foi violentamente agredido em uma rua do setor Planalto, em Guaraí, região centro-norte do Tocantins. O autor das agressões é o policial militar, Matheus Augusto Rodrigues Lemos (34 anos). Segundo informações preliminares, o ataque teria sido motivado pelo latido e pela aproximação do cachorro de pequeno porte do idoso.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O caso aconteceu no domingo (7). Conforme o Boletim de Ocorrência, o idoso caminhava com o animal quando o cachorro se aproximou de Matheus, que estava parado em uma esquina. A vítima pediu desculpas, mas, em seguida, passou a ser atacada com socos e chutes.

VÍDEO DAS AGRESSÕES 

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o idoso caído no asfalto enquanto recebe cotoveladas do agressor. Algumas pessoas que passavam pelo local interviram e afastaram o policial da vítima.

O militar não estava em serviço no momento do ataque. Procurado, informou que não irá se manifestar, afirmando que o caso será tratado na esfera legal.

AÇÕES DA POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar informou que uma equipe foi ao local no momento da ocorrência, mas as partes não formalizaram denúncia naquele instante. Após tomar conhecimento das imagens, a corporação instaurou um procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta do policial, que foi afastado do serviço operacional até a conclusão da investigação.

BOLETIM REGISTRADO

A Secretaria da Segurança Pública informou que o idoso procurou a 7ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Guaraí, acompanhado de um advogado, para registrar um Boletim de Ocorrência por agressão contra o policial. Ele também passou por exame de corpo de delito. O caso é investigado pela 48ª Delegacia de Polícia Civil de Guaraí.

NOTA DA POLÍCIA MILITAR NA ÍNTEGRA

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) informa que tomou conhecimento de imagens circulando em redes sociais que registram uma agressão, tendo como autor um policial militar fora de serviço em Guaraí-TO.

Sobre o atendimento da ocorrência, a instituição esclarece que uma equipe policial compareceu ao local dos fatos. No entanto, no momento da abordagem, as partes envolvidas optaram por não formalizar a representação criminal, procedimento legal necessário para a condução em casos dessa natureza.

Não obstante a questão processual, ao ter acesso à informação sobre o fato e às imagens que evidenciam a agressão e confirmar a participação de um integrante da instituição, o Comando da Unidade determinou a imediata instauração de procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta do militar. O objetivo é garantir que o caso seja tratado com o máximo rigor e isenção, aplicando-se os procedimentos previstos na legislação vigente.

A Polícia Militar do Tocantins reitera seu repúdio a qualquer forma de violência e afirma que não tolera comportamentos alheios à ética e à disciplina militar. A instituição mantém seu compromisso inegociável com a legalidade e o respeito aos direitos do cidadão, rejeitando condutas que não refletem os valores e princípios que regem a atividade policial.

O militar foi afastado do serviço operacional até o fim dos procedimentos.