A Polícia Militar do Tocantins resgatou mais de 3 mil tartarugas-da-amazônia durante um patrulhamento fluvial realizado nesta quinta-feira, 11, no Rio Javaés, em Pium. A operação faz parte da força-tarefa Protetor dos Biomas, coordenada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ABORDAGEM
Os militares do BOPE e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental abordaram uma canoa de fibra ocupada por dois homens indígenas da etnia Karajá, vindos do Mato Grosso. Dentro da embarcação, foram encontrados 3 mil filhotes e 12 tartarugas adultas da espécie Podocnemis expansa, conhecida como tartaruga-da-amazônia — listada entre os animais ameaçados de extinção.
DEVOLVIDAS AO HABITAT
Segundo a Polícia Militar, todos os filhotes e as tartarugas adultas foram devolvidos ao rio logo após a apreensão. O motor da embarcação utilizada pelos suspeitos foi apreendido pelas equipes.
SUSPEITOS CONDUZIDOS
Os dois homens não portavam documentos no momento da abordagem. Eles foram conduzidos à 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso do Tocantins, onde passaram pelo processo de identificação e demais procedimentos previstos na legislação ambiental.


Animais eram transportados sem autorização por dois homens indígenas, segundo a Polícia Militar - Crédito: Divulgação PM


