Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
26º
EM PALMAS

Prefeitura publica plano de retomada das aulas na rede municipal; Veja como vai funcionar

07 junho 2020 - 11h06

A prefeitura de Palmas divulgou através do Diário Oficial da última quinta-feira (04), um plano de retomada do ano letivo na rede municipal de Ensino. 

O plano será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e deve vigorar enquanto durar a pandemia, de forma que seja cumprida a carga horária mínima prevista em lei.

O modelo, batizado de 'Palmas Home School', prevê o aproveitamento das atividades como horas aula e também apoio para as famílias que não tiverem internet ou computadores em casa que receberão material impresso ou acesso em computadores da escola, com os devidos cuidados para evitar a transmissão do vírus.

De acordo com a prefeitura, uma vez superada a pandemia, todo o investimento em equipamentos para as unidades escolares será mantido, assim como sua utilização como ferramenta de apoio à atividade pedagógica. O mesmo deve acontecer com os procedimentos de higiene adotados, que serão mantidos a todos os alunos e servidores.

Salas midiáticas e rádio escolar

Algumas unidades já estão se adequando ao novo momento, como é o caso do Cmei Cantinho da Alegria, que já adquiriu computadores e retroprojetores para a sala midiática. Em fase de compra, estão dois notebooks, tablets e kit de aula audiovisual que vai conter câmera, microfone, tripé, flash de luz e celular de última geração para gravação de aula e ensino com uso de tecnologia. Os professores já estão em formação para atender as novas demandas tecnológicas do segundo semestre. A sala de recursos estará equipada da mesma forma, para proporcionar às crianças com necessidades especiais outras formas de aprendizagem e inclusão.

Nas ETI’s Margarida Lemos e Fidêncio Bogo, os projetos de rádio escolar já haviam sido pensados muito antes da pandemia. Por isso, equipamentos de gravação de som, computador, e mecanismos de captação de áudio, além de adaptações para estúdio, já estão disponíveis e em fase de implementação.  A criação da rádio web pretende ser um dos recursos e metodologias facilitadoras do processo de ensino- aprendizagem, além de inserir ainda mais a comunidade local e escolar na sociedade da informação.