Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
FUGA EM MASSA

Presos que escaparam da cadeia em Palmas continuam foragidos

01 dezembro 2020 - 12h58Por Redação/ Com informações da TV Anhanguera

Já faz mais de 24h que sete presos da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) conseguiram fugir e até o momento, nenhum deles foi recapturado.

A fuga aconteceu na madrugada desta segunda-feira (30), no bloco B da unidade prisional. Os presos conseguiram escapar por um buraco na parede de uma das celas. Segundo informações, os fugitivos ainda tiveram acesso à área de banho de sol, antes de pular o muro.

O advogado de um dos presos contou que eles rasgaram a tela de proteção do banho de sol e alegou que o cliente estava sofrendo maus-tratos. Denúncia que foi reforçada pela mãe de um dos foragidos.

"Estão batendo neles [...] ao invés de dar ressocialização, estão deixando eles mais nervosos nesse momento. O meu cliente vinha sofrendo com muitas perseguições, apanhando", disse o advogado que não quis ser identificado à TV Anhanguera.

O presidente da associação dos profissionais do sistema penitenciário reclamou dos problemas internos da CPP e disse que não “culpa nenhum servidor por desleixo, mas sim pelo excesso de trabalho, falta de estrutura, falta de efetivo”.

Os presos tiveram seus nomes e fotos divulgados pela Secretaria de Cidadania e Justiça, no entanto, até o momento nenhum deles foi localizado. A Secretaria informou em nota que a fuga está sendo apurada e negou as acusações de agressões.

Segurança

O último registro de fuga da Unidade prisional de Palmas ocorreu no ano de 2017, quando 22 homens escaparam após terem explodido parte do muro da CPP.

Em 2018, houve uma nova tentativa e os presos explodiram a barreira, mas não conseguiram fugir.

No ano passado, a administração construiu um muro subterrâneo com concreto para impedir novas tentativas de fuga.