Palmas
24º
Araguaína
28º
Gurupi
28º
Porto Nacional
25º
IMPRUDÊNCIA

PRF flagra quase 100 ultrapassagens indevidas nesse feriadão

09 setembro 2020 - 08h01

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, nesta segunda-feira (07), a Operação Independência 2020. Durante os 4 dias de operação, a infração de trânsito mais observada foi a ultrapassagem em local proibido – 89 flagrantes. No entanto, a conduta que mais chamou atenção foi a falta do uso do cinto de segurança - 76 flagrantes, número maior do que o observado normalmente. 

O uso do cinto de segurança é obrigatório no Brasil para motoristas e passageiros, inclusive no banco de trás. O fato de o motorista ou demais ocupantes não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes, o mesmo vale para veículos de transporte de passageiros.

Além das pessoas sem cinto de segurança, em 5 veículos foram encontradas crianças transportadas sem o uso do equipamento específico e obrigatório para o transporte, dispositivo popularmente conhecido como “cadeirinha”. 

A PRF registrou 11 acidentes, que resultaram em 10 feridos e 1 morto. Ao longo do feriado, foram 2.627 pessoas abordadas e 2.814 veículos fiscalizados. Em 2019, o dia da Independência ocorreu durante o fim de semana, não havendo operação de feriado prolongado; portanto, não há dados comparativos.

As fiscalizações da PRF flagraram 10 condutores sob efeito de álcool, sendo que destes, 5 foram presos em flagrante pelo alto teor de álcool no corpo. 

Ademais, o combate à criminalidade durante a Operação da PRF tirou de circulação mais de 684 produtos com suspeita de descaminho, 1 arma de fogo com 14 munições, 400 gramas de substância análoga à maconha. A PRF recuperou ainda 1  veículo com registro de furtado/roubado e deteve 6 pessoas por cometerem crimes ambientais e outra por usar documento falso.