Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
TRIBUNAL DO JÚRI

Réu é condenado a 45 anos por matar homem e ferir duas pessoas para vingar morte do irmão

28 setembro 2021 - 16h28Por Ascom

Uedimarlei Machado da Cruz foi condenado em Arraias pelo Tribunal do Júri a 45 anos de prisão por homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificado, além de porte e ocultação de arma de fogo. Os crimes aconteceram na noite de 28 de setembro de 2019, em Arraias, deixando um morto e dois feridos.

A condenação do réu atendeu à denúncia do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Conforme denúncia formulada pela Promotoria de Justiça, o acusado acreditava que a vítima Walas Rodrigues do Carmo estava envolvida no assassinato do irmão dele, ocorrido no dia anterior e movido por ódio e vingança, de forma premeditada e com uso de arma de fogo, o réu efetuou disparos em direção à vítima, que morreu na hora.

Em seguida, visando assegurar ocultação e impunidade do homicídio, ainda atingiu com os disparos outras duas pessoas, Gabriel Rodrigues Chaves, irmão da vítima, e Rhael Silva de Jesus Rodrigues do Carmo, que foram socorridos e receberam atendimentos médicos.

Em plenário, o promotor de Justiça João Neumann Marinho da Nóbrega sustentou as qualificadoras de motivo torpe, uso de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima e o fato de o réu ter agido para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem do crime praticado, além de ocultação de arma de fogo.

Após o veredicto do Tribunal do Júri, o juiz Márcio Ricardo Ferreira Machado aplicou a pena de 45 anos de prisão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. Uedimarlei Machado da Cruz encontra-se recolhido na Cadeia Pública de Arraias e não poderá recorrer em liberdade.