O foragido José Matheus Silveira Carneiro, conhecido como “Galo Cego”, foi preso nesta terça-feira (10) durante uma operação no Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele é apontado pela Polícia Civil do Tocantins como um dos principais responsáveis pela onda de assassinatos registrada no estado em 2023.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A ação foi realizada pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) do Rio de Janeiro, com apoio da Polícia Civil do Tocantins. Durante a operação, houve intenso tiroteio na comunidade.
QUINTA FASE DA OPERAÇÃO GOTHAM CITY
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), a prisão integra a quinta fase da Operação Gotham City, que investiga a atuação de facções criminosas no estado.
Além da captura de “Galo Cego” no Rio, a operação também cumpriu cinco mandados de prisão em Palmas, dando continuidade às ações contra o grupo investigado.
QUEM É “GALO CEGO”
Segundo a Polícia Civil, José Matheus é considerado uma das principais lideranças criminosas do Tocantins. As investigações apontam que ele teria participação direta em pelo menos 20 homicídios.
Ele era o último alvo da operação que ainda permanecia foragido no contexto da série de crimes registrada em 2023. A polícia também apura a possível ligação dele com outros casos ainda sob investigação.
MANDADO POR HOMICÍDIO QUALIFICADO
O mandado de prisão contra o investigado é por homicídio qualificado. Após a captura, ele foi encaminhado ao sistema prisional do Rio de Janeiro, onde permanece à disposição da Justiça.
Até a última atualização, a defesa de José Matheus não havia sido localizada.
ONDA DE VIOLÊNCIA EM 2023
No início de 2023, Palmas viveu uma sequência de assassinatos que causou grande repercussão no estado. Segundo a polícia, os crimes estariam ligados à disputa entre facções criminosas.
Na época, Carlos Augusto da Silva Fraga, conhecido como “Dad Charada”, foi preso e apontado como um dos líderes do grupo. Pouco tempo depois, ele foi encontrado morto dentro de um presídio em Araguaína.


José Matheus Silveira Carneiro, conhecido como Galo Cego, foi preso em uma operação no Morro do Vidigal - Crédito: Reprodução/g1 Rio


