Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
30º
Porto Nacional
29º
ESQUADRILHA ABUTRE

Suspeito de encabeçar tráfico de drogas através de aeronaves é preso pela PF em Araguaína

08 novembro 2020 - 10h46

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na sexta-feira (06) um homem que seria o cabeça de um sofisticado esquema de distribuição de drogas para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. As investigações fazem parte da Operação denominada “Esquadrilha Abutre”.

Conhecido pela alcunha de “Cabeludo”, o homem preso se utilizaria de diversas aeronaves para transportar cocaína do estado de Rondônia para uma fazenda localizada no município de São Félix do Xingu/PA. De lá, o entorpecente seguiria em veículos para ser distribuído nos estados do Pará, Tocantins, Piauí entre outros.

Após o deslocamento aéreo do investigado da cidade de Araguaína até o estado de Rondônia, a Polícia Federal monitorou os passos do homem, que teria pousado com o entorpecente numa fazenda em São Félix do Xingu/PA e, de lá, teria feito o papel de “batedor” no deslocamento terrestre da carga, quando na cidade de Tucumã/PA, a Polícia Militar Paraense logrou êxito em interceptar o carregamento e apreendeu 815KG de cocaína, escondidos em uma camionete S-10, na madrugada do dia (05).

Ato contínuo ao flagrante, a Polícia Federal permaneceu à procura do homem que seria o possível batedor e dono do carregamento, vindo a prendê-lo quando chegava em sua residência, na manhã do dia (06), na cidade de Araguaína, ao retornar do estado do Pará, local da apreensão das drogas.

Contra o homem, que se utilizava de nome falso, havia mandado de prisão preventiva em aberto. Ele foi alvo da Operação “Cardeal” da PF em Rondônia, que investigava o tráfico de drogas por meio de aeronaves.

Foi identificado esquema com utilização de 6 aeronaves e cerca de 15 veículos, além de diversas pessoas entre transportadores e apoiadores logísticos. Em decorrência das investigações da Operação “Cardeal”, em setembro de 2019, o investigado foi condenado a 40 anos de prisão pela prática de tráfico de drogas.

As investigações da Operação” Esquadrilha Abutre” ainda seguem em curso para identificação de demais envolvidos.