Na manhã desta quarta-feira, 10, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão Especializada na Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/TO), deu apoio à Polícia Civil do Ceará na Operação Checkout, deflagrada para investigar a invasão de sistemas de uma empresa locadora de veículos. A ação apura locações fraudulentas e o desvio de automóveis.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
FRAUDES EM LOCAÇÕES
De acordo com a apuração, os envolvidos acessavam a plataforma corporativa da empresa utilizando credenciais obtidas de forma fraudulenta. A partir disso, realizavam reservas irregulares que possibilitaram a subtração de dezenas de veículos. Os automóveis eram revendidos em redes sociais, aplicativos de mensagens e até na Dark Web, sendo direcionados a crimes como desmanche e envio para outros Estados.
MANDADOS CUMPRIDOS EM PALMAS
Em Palmas, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. A operação contou com equipes da DRCC, Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Palmas) e Divisão Especializada de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DRCOT).
INTEGRAÇÃO ENTRE POLÍCIAS
A delegada Luciana Midlej, titular da DRCC/TO, ressaltou que a atuação da Polícia Civil do Tocantins foi essencial para o cumprimento das medidas judiciais. Segundo ela, a integração entre os estados fortalece o enfrentamento a crimes cibernéticos de alta complexidade e contribui para a responsabilização dos envolvidos.


Investigações apontaram que os suspeitos utilizavam credenciais corporativas obtidas de forma fraudulenta - Crédito: Divulgação PC-TO


