O Tocantins tem oito indivíduos incluídos na lista dos 216 criminosos mais procurados do Brasil, divulgada nessa segunda-feira (8) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre eles, está uma mulher, e todos são alvo do Programa Captura, iniciativa nacional voltada à identificação, localização e prisão de criminosos de alta periculosidade.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
PROGRAMA CAPTURA
O programa foi lançado pelo ministro Ricardo Lewandowski e coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A ação permite que cada Estado indique oito alvos prioritários com base em gravidade, vínculos com organizações criminosas, múltiplos mandados e atuação interestadual.
INTERAÇÃO NACIONAL
O site gov.br/captura disponibiliza a lista completa, permitindo que forças policiais de todo o país realizem operações integradas, troquem informações e aumentem a agilidade na captura de foragidos. A participação da população também é incentivada por meio de denúncias anônimas pelos números 190 e 197.
TOCANTINS EM FOCO
Os oito procurados do Tocantins na lista são:
- André Luis Pereira Silva,
- Edeilson Jose de Oliveira Negre Lopes,
- Claudio Jerre Alexandre Dias,
- Felipe Mota Costa,
- Gustavo Santiago Laudares Pereira,
- Jonata Martins Caldeira Ferreira,
- Matheus Costa Pinto
- Yasmin Loranne Oliveira Santos.
A lista apresenta apenas os nomes completos, sem detalhar os crimes praticados.
SISTEMA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA
Além da lista de foragidos, o ministro instituiu o Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado (Orcrim). O sistema unifica informações de inteligência entre órgãos federais e estaduais, reforçando a articulação e a eficiência no combate às organizações criminosas em todo o país.


A lista apresenta apenas os nomes completos, sem detalhar os crimes praticados. - Crédito: Colagem Portal O Norte/


