Palmas
26º
Araguaína
31º
Gurupi
30º
Porto Nacional
28º
"LATIDOS DE SOCORRO"

Um cão morreu e dois foram resgatados após passarem dias de fome e sede trancados em residência

29 agosto 2021 - 17h34Por Redação

Dois cães foram resgatados em uma casa onde estavam trancados há dias passando fome e sede, em Araguaína no Norte do Tocantins. 

O caso foi registrado no início da tarde deste domingo (29), após uma denúncia anônima indicando maus-tratos a animais em um imóvel localizado na Rua das Quimeras no setor Araguaína Sul II. 

Segundos moradores da vizinhança, o local funciona como depósito de peças de carros usados e os animais viviam há muito tempo no local como "cães de guarda", contudo, os responsáveis pelo imóvel não apareciam há dias deixando os cães em situação de fome e sede.

No local haviam três animais, contudo, um deles não resistiu e morreu encostado na porta. O corpo do animal já estava em estado de decomposição. Populares revoltados com o episódio pixaram o portão com a frase: "Cães pedem socorro 6 dias, fome" [sic].

Vizinhos ouviram os latidos de socorro e denunciaram o caso. (Foto: Portal O Norte) 

Depois de ouvirem os latidos de socorro dos animais, moradores foram verificar a situação e denunciaram o caso. A Associação Protetora dos Animais de Araguaína (APPA) e a Polícia Militar foram até o local. Inicialmente, os cães que sobreviveram [um macho e uma fêmea] foram alimentados com comida colocada por debaixo do portão. Depois disso, com o uso de uma escada, os animais foram resgatados através do muro.

Imagens registradas no local mostram o desespero dos animais que estavam com muita fome e comiam todo o alimento que era dado a eles. 

É crime

É crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32. Atualmente, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica os atos contra animais.

Investigação

 

A ocorrência foi registrada e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Até o fechamento desta matéria, nenhum dos responsáveis pelo imóvel havia sido localizado. 

Os cães resgatados foram levados pela APAA para passarem por avaliação médica e depois ficarão disponíveis para doação.