Yasmin Loranne Oliveira Santos, de 24 anos, é a única mulher do Tocantins incluída na lista das pessoas mais procuradas do Brasil, divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ela chegou a ser presa em 2024 após ser flagrada com 34 tabletes de maconha, mas foi solta em audiência de custódia com uso de tornozeleira eletrônica. Logo depois, violou o equipamento e desapareceu.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O processo que envolve Yasmin está sob segredo de Justiça, e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) não divulgou detalhes do caso.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 3ª Vara Criminal de Palmas no dia 12 de novembro de 2024 e consta no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões.
FUGA APÓS PRISÃO E POLICIAL ATROPELADO
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), a ocorrência que levou Yasmin a ser considerada foragida aconteceu no dia 9 de agosto de 2024, no plano diretor sul de Palmas. Na ocasião, a 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos investigava denúncias de que uma casa na quadra 1.007 Sul funcionava como ponto de venda de drogas.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Yasmin e Mateus Costa Pinto, também foragido, saindo do imóvel em um carro com uma criança. Ao perceber a presença da equipe, Mateus acelerou o veículo e atropelou um policial antes de fugir.
Com apoio da Polícia Militar, Yasmin foi localizada e presa em uma área de mata ainda com o veículo. Mateus conseguiu escapar. O policial atropelado recebeu atendimento e se recuperou.
APREENSÃO DE DROGAS E USO DE TORNOZELEIRA
Dentro da residência alvo da operação, os policiais encontraram 34 barras de maconha. Na bolsa de Yasmin, foi apreendida mais uma barra da droga. Ela foi presa em flagrante, mas acabou liberada na audiência de custódia, com a determinação de usar tornozeleira eletrônica.
No dia seguinte à soltura, Yasmin violou o equipamento e fugiu. Desde então, ela e Mateus Costa Pinto são considerados foragidos.
A SSP afirma que ambos são perigosos e foram indicados pela Polícia Civil para integrar a lista nacional de procurados do Ministério da Justiça.
CRIMINOSOS DO TOCANTINS NA LISTA NACIONAL
O Ministério da Justiça incluiu 216 pessoas na lista do Programa Captura. No site gov.br/captura é possível consultar nome completo, apelidos, CPF, datas de nascimento e fotos.
Entre os nomes do Tocantins, estão:
-
André Luis Pereira Silva, 34 anos – furto qualificado, roubo qualificado, associação criminosa e latrocínio
-
Cláudio Jerre Alexandre Dias, 40 anos – homicídio qualificado, tentativa de feminicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico
-
Edeilson José de Oliveira Negre Lopes, 37 anos – homicídio e roubo qualificado
-
Felipe Mota Costa, 25 anos – porte e posse ilegal de arma, organização criminosa, tráfico, homicídio qualificado, ocultação de cadáver, tortura e corrupção de menores
-
Gustavo Santiago Laudares Pereira, 24 anos – roubo, extorsão mediante sequestro e ocultação de cadáver
-
Jonata Martins Caldeira Ferreira (Jhonata TK7), 25 anos – roubo qualificado e homicídio qualificado
-
Matheus Costa Pinto, 30 anos – tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, lesão corporal e condução de veículo sob efeito de substância psicoativa
-
Yasmin Loranne Oliveira Santos, 24 anos – tráfico de drogas e associação para o tráfico
COMO DENUNCIAR
Quem tiver informações sobre qualquer um dos foragidos pode denunciar de forma anônima pelos números 190 e 197. As forças de segurança garantem o sigilo das informações.
A SSP reforça que a lista identifica os procurados conforme o estado onde o mandado foi expedido, mas todos podem estar em qualquer região do país.


Yasmin Loranne é procurada pela Justiça - Crédito: Divulgação 


