Um vídeo que circula nas redes sociais nesta segunda-feira (09), tem causado revolta e preocupação entre moradores de Araguaína, no norte do Tocantins. As imagens mostram dois cães da raça pitbull atacando violentamente outro cachorro em plena via pública, no setor Oeste.
O flagrante foi registrado por um casal que passava de carro pelo local no momento do ataque. Visivelmente abalada, a mulher que gravava o vídeo questiona:
"E se fosse uma criança passando pela rua?"
REVOLTA E COBRANÇA
A gravação viralizou rapidamente, provocando uma onda de indignação nas redes sociais. Comentários cobrando a responsabilização dos tutores dos pitbulls se multiplicaram.
"O tutor precisa ser responsabilizado! Isso é um absurdo. Até quando pessoas irresponsáveis colocarão outras em risco?", escreveu uma internauta.
Até o momento, não há informações confirmadas sobre quem seriam os donos dos cães envolvidos no ataque, tampouco se os animais estavam soltos ou escaparam de alguma residência.
QUEM ACIONAR?
A lei prevê punições para casos de omissão de cautela na guarda de animais considerados de risco, além de sanções civis e criminais em caso de danos a terceiros humanos ou animais.
Órgãos como a Polícia Civil, Centro de Controle de Zoonoses e ONGs de proteção animal podem ser acionados para investigar o caso e garantir medidas que evitem novas situações do tipo.
O Portal O Norte entrou em contato com autoridades locais para mais informações sobre providências no caso.