O discurso polêmico em tom de ameaça do prefeito de Colinas do Tocantins Josemar Kasarin (UB), durante sessão na Câmara Municipal contra a vereadora Naiara Miranda (MDB) não foi vista com bons olhos pelo deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), que nesta sexta-feira (14), usou as redes sociais para defender a parlamentar.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
"É inaceitável o que temos presenciado em Colinas do Tocantins. A atitude do prefeito ao se referir à vereadora Naiara é um exemplo claro de desrespeito à atuação política feminina. É esse tipo de comportamento que desmotiva e afasta muitas mulheres de participar do processo político. Precisamos de mais respeito, mais igualdade e mais espaço para todas as Naiaras que desejam transformar nossa sociedade. Juntos, podemos construir um ambiente político mais justo e representativo. A mudança começa com cada um de nós", diz a legenda da postagem do vídeo de Guimarães que tem repercutido na tarde de hoje.
ENTENDA O CASO
A vereadora Naiara Miranda (MDB) anunciou, durante uma sessão em 3 de fevereiro, que atuará de forma independente na Câmara Municipal de Colinas do Tocantins. Sua decisão não agradou o prefeito Josemar Kasarin, que reagiu de forma contundente à postura da parlamentar.
AMEAÇA DO PREFEITO
Durante a sessão seguinte, o prefeito Kasarin compareceu à Câmara e, em tom agressivo, respondeu à decisão de Naiara. Ele afirmou: “Se pedir a parte e citar meu nome, eu vou responder. Tu te prepara que aqui a bala pega”. Alguns vereadores pediram para o prefeito manter a calma, mas ele continuou firme em sua fala, criticando a atitude da vereadora.
DISPUTA DE ACUSAÇÕES
Em sua fala, o prefeito Kasarin declarou que não deseja passar mais quatro anos sendo extorquido e chantageado. As declarações geraram desconforto no plenário e repercutiram entre os presentes.
NAIARA SE DEFENDE
A vereadora Naiara Miranda não deixou a acusação passar em branco. Ela explicou sua posição, dizendo: "Não sou de situação e não sou de oposição. Sou uma vereadora independente". Ela reforçou que se sente no direito de apoiar ou não os projetos do prefeito, de acordo com as necessidades da comunidade.
FALTA DE ALIADOS NA GESTÃO
Naiara também destacou que não possui indicações para cargos na prefeitura e que sua atuação é totalmente independente da estrutura do governo municipal.
SUSPENSÃO DA SESSÃO
Após o confronto verbal, a sessão precisou ser suspensa. A vereadora Naiara Miranda ficou emocionalmente abalada, chorando diante da situação. A reunião foi interrompida até que ela se acalmasse, prosseguindo normalmente depois.
PREFEITO AINDA NÃO SE MANIFESTOU
Apesar da repercussão da situação, o prefeito Josemar Kasarin ainda não se manifestou publicamente sobre o episódio.