O Projeto de Lei nº 2327/2024 que reconhece Araguaína como a "Capital Nacional da Cavalgada" foi tema de uma audiência pública extraordinária realizada em Brasília nesta terça-feira (26) na Comissão de Agricultura, Pecuária Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), que contou com a participação do deputado federal, Alexandre Guimarães (MDB) que é autor da proposta e presidiu a audiência,
PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES
O encontro reuniu diversas lideranças. Estiveram presentes o representante do governador do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior, o vice-prefeito de Araguaína, Israel Guimarães; o presidente da Câmara Municipal de Araguaína, Max Fleury; além de representantes da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), do Sindicato Rural e da organização da Cavalgada.

TÍTULO DISPUTADO
Também foi convidado um representante da Prefeitura de Cafezal do Sul, no Paraná, município que concorria ao mesmo título por meio de outro projeto de lei nº 2657/2024 de autoria do deputado federal Luciano Ducci.
O QUE REPRESENTA O PROJETO
A proposta de Guimarães reconhece a relevância cultural e econômica da Cavalgada de Araguaína. Considerada a maior do mundo, a festa reúne mais de 50 comitivas e atrai um público superior a 100 mil pessoas. O evento faz parte da programação oficial da Expoara, maior exposição agropecuária da região, e conta com ampla participação de órgãos públicos como a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, o Detran e o Governo Estadual.
SITUAÇÃO DO PL
O parecer do relator, deputado Eli Borges, foi favorável à aprovação do projeto que concede o título a Araguaína. Além disso, a comissão rejeitou a proposta paralela, apresentada pelo deputado Luciano Ducci, que buscava conferir a mesma honraria ao município de Cafezal do Sul (PR).
RELEVÂNCIA PARA A REGIÃO
Com a aprovação, Araguaína fortalecerá sua identidade cultural e ampliará sua visibilidade nacional. "A oficialização como Capital Nacional da Cavalgada deve impulsionar o turismo e consolidar a tradição como patrimônio cultural do Tocantins", destacou o parlamentar.
PRÓXIMOS PASSOS
Com a aprovação na Comissão de Agricultura, o PL 2327/2024 aguarda agora a análise da CCJ, última etapa antes de ser votado em plenário. Caso aprovado em todas as instâncias, o projeto será enviado para sanção presidencial.
A possível oficialização de Araguaína como Capital Nacional da Cavalgada reforça o protagonismo do município no cenário agropecuário e cultural do Brasil.


"A oficialização como Capital Nacional da Cavalgada deve impulsionar o turismo e consolidar a tradição como patrimônio cultural do Tocantins", destacou o parlamentar. - Crédito: Vinícius Santa Rosa 


