Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
EM BRASÍLIA

Carlesse participa da apresentação do Plano Nacional de vacina contra Covid

17 dezembro 2020 - 08h42Por Ascom-To

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou nesta quarta-feira, 16, da apresentação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O convite foi feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que junto ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mostrou pontos importantes sobre a imunização em massa contra o novo Coronavírus.

Durante a reunião, o ministro Pazuello destacou que o governo federal ficará com a responsabilidade de entregar as vacinas para o Executivo e que os estados serão responsáveis pelos repasses dos imunizantes aos municípios. “Todos os brasileiros receberão a vacina de forma grátis e igualitária. Todas as vacinas terão a prioridade do SUS [Sistema Único de Saúde]. O Brasil imunizado é o nosso objetivo", reforçou.

Diante dos dados apresentados, o governador Mauro Carlesse afirmou estar confiante no plano e frisou que o Tocantins não medirá esforços para vacinar toda a população da forma mais eficiente possível. “Nosso papel agora é esperar as fases finais e trabalhar para fazer a melhor gestão da vacinação em todo o Estado, seguindo as orientações do Ministério da Saúde”, assegurou.

Para o presidente Jair Bolsonaro, o Brasil está próximo da solução concreta contra a doença e reforçou a importância da união dos Estados neste momento para que tudo ocorra bem.

Também participaram do evento os secretários de Estado da Saúde, Edgar Tolinni; de Parcerias e Investimento, Claudinei Quaresemin; da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra; além do senador Eduardo Gomes e os deputados federais Osires Damaso e Carlos Gaguim.

Vacinação

O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 prevê quatro grupos prioritários, que somam 50 milhões de pessoas. A expectativa que o grupo de maior risco esteja imunizado até o final do 1º semestre de 2021.

Ainda segundo o plano, o governo federal já garantiu 300 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 por meio de acordos com a Fiocruz/AstraZeneca; Covax Facility e Pfizer.