Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
24º
ESTADO

Carlesse participa da eleição da presidência do Fórum de Governadores do Brasil Central

26 janeiro 2021 - 16h15Por Redação

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na tarde dessa segunda-feira, 25, por videoconferência, da reunião ordinária da Assembleia Geral de Governadores do Brasil Central, que elegeu o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, como presidente da entidade. Ele sucede o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, que dirigiu o Fórum em 2020.

Ibaneis Rocha agradeceu a confiança dos demais integrantes do Fórum e ressaltou que vai se dedicar ao máximo para buscar soluções para o grupo. Segundo ele, os integrantes do Fórum têm muitas demandas em comum. “É com essa confiança que assumo este cargo. Estou feliz com essa unanimidade que culminou com a aclamação do meu nome e vou devolver essa confiança com muito trabalho”, pontuou.

Na oportunidade, o novo presidente do Fórum de Governadores do Brasil Central destacou a expertise do Banco Regional de Brasília (BRB), que está tentando ajudar os estados com o financiamento de projetos para o desenvolvimento da região, a exemplo dos estados do Maranhão e do Tocantins, integrantes do Fórum. Ele lembrou que o Tocantins já firmou parceria com a instituição financeira para recursos destinados à ponte de Porto Nacional.

O Governador Carlesse elogiou a gestão de Mauro Mendes, desejou sucesso ao novo presidente e destacou a capacidade e o desprendimento do governador do Distrito Federal, como características importantes no curso do mandato. “Sempre nos atendeu com presteza e foi determinante para assinarmos o financiamento com o BRB para a nossa ponte em Porto Nacional. Essa capacidade em dar agilidade aos projetos será importante à frente do Fórum de Governadores do Brasil Central”, comentou.

Deliberações

Durante a Assembleia, os governadores também deliberaram a participação dos estados integrantes do Fórum na Agro Expo International. O evento será realizado em julho deste ano, no São Paulo Expo, na capital paulista. A Agro Expo International foi concebida para ser um verdadeiro hub do Agro, reunindo toda a cadeia do setor, da pesquisa à exportação, e oferecendo conexões efetivas de negócios, com foco na abertura de mercados nacional e internacional e atração de investimentos.

Outras atividades digitais como debates e encontros já estão programadas ao longo dos próximos meses, para discutir o futuro do agronegócio e promover a interação entre expositores e visitantes, nacionais e internacionais. Os governadores destacaram a vocação dos estados membros para o agronegócio e veem o evento como uma vitrine. “Certamente será uma oportunidade para divulgarmos o potencial do nosso Tocantins e atrairmos novos investidores”, frisou o governador Mauro Carlesse.

Ainda durante a reunião ordinária, os governadores deliberaram outras pautas de natureza administrativa e informativa.

Fórum

O fórum de Governadores do Brasil Central é formado pelo Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.