Palmas
32º
Araguaína
33º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
PANDEMIA

CPI da covid ouve relator da CPI da Saúde do Amazonas nesta terça

29 junho 2021 - 08h52Por r7 Notícias

O deputado estadual do Amazonas Fausto Vieira dos Santos Junior (PRTB) será ouvido na reunião da CPI da Covid desta terça-feira (29). O parlamentar foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa do estado no ano passado. O estado foi um dos mais afetados com casos e óbitos da pandemia de covid-19 e teve uma grave crise de falta de oxigênio em janeiro.

O requerimento de convocação é de autoria de Marcos Rogério (DEM-RO). No pedido, o parlamentar lembra que o governo do Amazonas é alvo de investigações coordenadas pela Polícia Federal referentes a fraudes em aquisições emergenciais relativas à pandemia da covid-19 e que a CPI estadual foi instalada em maio do ano passado justamente para investigar possíveis ilícitos.

A operação Sangria, da PF, apurou entre outras coisas possíveis desvios na construção de hospital de campanha.

Outras autoridades já abordaram a crise no Amazonas. O ex-secretário de Saúde do estado Marcellus Campelo contradisse o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e afirmou que ministério foi comunicado de crise no dia 7 de janeiro, e não no dia 10, conforme relatado por Pazuello. No dia 14 daquele mês, a crise de falta de oxigênio estourou no estado, causando a morte de centas de pacientes pela ausência do insuno.

Requerimentos

A CPI da Covid pode votar requerimentos com vistas a novos depoimentos. Dezesseis dos mais 70 requerimentos apresentados tinham previsão de votação nesta terça. Um deles prevê a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para apurar reunião em que teria sido debatida a mudança de bula da cloroquina. Ele convocou o encontro de especialistas quando ainda atuava como ministro da Casa Civil.

Também podem ser votados requerimentos para a convocação de secretários de saúde do Nordeste e do governador do Piauí, Wellington Dias, que é coordenador do Fórum Nacional de Governadores e presidente do Consórcio Nordeste.

Podem ser chamados ainda representantes da Precisa Medicamentos, representante no Brasil da fabricante indiana Bharat Biontech, com a qual o governo brasileiro fechou a compra da vacina Covaxin, alvo de investigação da CPI e do Ministério Público Federal.