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“AUMENTO EXORBITANTE“

Deputados contestam aumento nas contas de água e cobram explicações do Governo e BRK

20 outubro 2021 - 09h59

O reajuste de até 21% nas contas de água dos tocantinenses anunciado essa semana pela concessionária responsável pela maior parte dos serviços de saneamento e esgoto do Estado, a BRK Ambiental, tem sido alvo de contestações na Assembleia Legislativa. 

O deputado Jorge Frederico (MDB) solicitou que a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização - ATR, reveja a autorização para revisão tarifária de água, que é cobrada pela empresa.

A propositura foi apresentada na tarde desta terça-feira (19), e se trata do reajuste autorizado na última sexta-feira, 15, que pode chegar a 21%. Também houve reajuste nos preços dos serviços complementares. As medias já estão previstas para entrar em vigor no próximo mês.

“Nossa população já vem passando por sérias dificuldades em razão da crise econômica pela qual passa o país e é fato que são reajustes quase semanais nos preços de combustíveis e gás de cozinha. A energia elétrica também tem subido em progressão geométrica e não há que se permitir o repasse de mais um reajuste para a população”, finalizou o deputado.

O deputado Ricardo Ayres (PSB) também se manifestou sobre a questão em plenário e também apresentou ontem um requerimento, em regime de urgência, cobrando que a empresa BRK Ambiental e a Agência Tocantinense de Regulação – ATR apresentem as eventuais justificativas e forneçam as devidas explicações sobre o reajuste da tarifa cobrada para coletar, tratar, distribuir e dar manutenção nos serviços de água no Estado do Tocantins. 

Segundo Ayres, é necessário que a população do Tocantins tenha explicações de como se chegou a esse aumento “exorbitante”. O parlamentar ainda acrescentou que teme pelo impacto desse reajuste no orçamento das famílias tocantinenses, principalmente em um momento financeiro tão complexo pelo qual estamos passando. “A nossa população não aguenta mais pagar uma conta cara, de um serviço que muitas vezes ainda deixa a desejar, para não dizer ineficiente. Reajuste que ainda vem num momento crítico, onde todos lutam para se reestruturar passado os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19”, ressaltou.

Transparência

Ayres ainda questionou que falta transparência para a população sobre a composição tarifária da BRK Ambiental e de como se chegou a esse percentual de reajuste. “A BRK Ambiental é concessionária de um serviço público essencial, o mínimo que ele deve fazer é prestar contas para a população tocantinense”, concluiu.