Palmas
27º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
POLÍTICA

Dimas elogia decisão do Congresso Nacional de adiar eleição municipal

02 julho 2020 - 12h02

O presidente do Podemos no Tocantins, prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas, elogiou, nesta quinta-feira, 2 de julho, a decisão do Congresso Nacional de promulgar a Emenda Constitucional 107/2020 após a aprovação da PEC 18 (Proposta de Emenda à Constituição n° 18) que adia as eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro. Para o líder partidário, o adiamento é uma questão de bom senso e de respeito à democracia.

“Nós temos que dar o máximo de segurança para as pessoas votarem. Em novembro, os especialistas apontam uma redução na velocidade de contágio da Covid-19. Além disso, a PEC respeita a cláusula pétrea da Constituição não prorrogando mandatos”, ressaltou Dimas.

O prefeito argumentou que o adiamento dá condições de igualdade na disputa eleitoral, tendo em vista que, em outubro, seria muito mais difícil para quem não está no poder fazer campanha. “Não podemos fazer campanha corpo a corpo, não podemos fazer reuniões. A internet, no Tocantins, não chega em todos os locais com qualidade. O adiamento vai dar tempo para que as pessoas possam fazer a campanha eleitoral”, argumentou.

Dimas lembrou que a eleição em outubro poderia favorecer seu grupo político em Araguaína, tendo em vista a dificuldade dos adversários para tentar fazer campanha. No entanto, ele ressaltou que o interesse coletivo, o respeito ao bom senso e à democracia devem estar acima de qualquer plano político. Por outro lado, o presidente do Podemos reconhece que os demais candidatos do partido no Estado, em especial aqueles de oposição às gestões municipais, passam a ter uma melhor condição de disputar o pleito.

“O adiamento não leva em conta o que é melhor para esse ou aquele partido. O adiamento visa preservar a saúde da população e respeitar a paridade de armas no pleito”, destacou Dimas.

Além de buscar a eleição do seu grupo político em Araguaína, Dimas e o Podemos devem ter candidatos a prefeito em Palmas, Porto Nacional, Arapoema, Pequizeiro, Darcinópolis entre várias outras cidades.