O vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, participou de uma reunião com a Delegação do Parlamento Europeu, nesta quinta-feira, 6, para discutir a regulamentação da Inteligência Artificial (IA) e a diplomacia digital. O encontro foi realizado por videoconferência e contou com a presença de parlamentares, especialistas e representantes da Comissão Europeia.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
REGULAMENTAÇÃO E DIPLOMACIA DIGITAL
Durante a reunião, o foco foi a regulação da Inteligência Artificial e o impacto da diplomacia digital nas relações internacionais. O senador Eduardo Gomes ressaltou a importância de uma cooperação entre Brasil e União Europeia para desenvolver marcos regulatórios que equilibrassem inovação com segurança.
“A IA é estratégica para o futuro global. Precisamos de uma regulamentação que incentive a inovação e, ao mesmo tempo, garanta direitos e um uso ético da tecnologia. O diálogo entre Brasil e União Europeia é fundamental para definirmos boas práticas”, afirmou o senador.
PARTICIPAÇÕES E CONQUISTAS
O debate contou com a participação de importantes nomes, como o deputado europeu Brando Benifei, o professor de Diplomacia Digital Corneliu Bjola, a professora Laura Schertel Ferreira Mendes, e Kilian Gross, chefe de Regulamentação de IA da Comissão Europeia.
Eduardo Gomes, que é o relator do Regulamento de Inteligência Artificial no Senado, destacou que o projeto já foi aprovado na Casa e agora aguarda votação na Câmara dos Deputados. O marco regulatório busca incentivar o desenvolvimento seguro e responsável da tecnologia no Brasil.