Palmas
30º
Araguaína
25º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
Assembleia Aniversário do Tocantins
Assembleia Aniversário do Tocantins
CLIQUE E SAIBA MAIS

Eleitores sem cadastro biométrico vão poder votar este ano?

19 setembro 2024 - 19h14

Eleitoras e eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico poderão participar das Eleições 2024. A Justiça Eleitoral garantiu que, mesmo sem as impressões digitais registradas, será possível votar com um documento oficial com foto. A medida busca assegurar a participação de todos, mesmo os que não completaram o processo de biometria.

MAIS DE 155 MILHÕES DE ELEITORES

Nas eleições de outubro, mais de 155 milhões de pessoas estão aptas a votar em todo o Brasil, exceto no Distrito Federal, Fernando de Noronha e localidades no exterior. Deste total, cerca de 83% já possuem a biometria cadastrada, o que corresponde a mais de 129 milhões de eleitores.

BIOMETRIA NÃO É OBRIGATÓRIA

Embora o sistema biométrico tenha avançado, ainda não é obrigatório para votar. Quem estiver com o título regular pode apresentar um documento com foto para exercer seu direito de voto, sem a necessidade da biometria.

DATAS E HORÁRIOS DE VOTAÇÃO

O 1º turno das eleições será em 6 de outubro, e o 2º turno, onde necessário, ocorrerá em 27 de outubro. O horário de votação será das 8h às 17h, sempre seguindo o horário de Brasília.

DOCUMENTOS ACEITOS

Os documentos aceitos para a identificação no dia da votação incluem:

  • Carteira de identidade
  • Identidade social
  • Passaporte
  • Carteira de trabalho
  • Carteira nacional de habilitação
  • Outros documentos reconhecidos por lei

Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade.

E-TÍTULO

Para quem usa o e-Título, a identificação com foto só é possível para quem já realizou o cadastramento biométrico. Caso contrário, é necessário levar um documento com foto.

REABERTURA DO CADASTRO ELEITORAL

A coleta da biometria será retomada em novembro, após o fechamento do cadastro eleitoral em maio. O processo é simples e garante maior segurança nas eleições, ajudando também a reduzir filas.

Com essas informações, a Justiça Eleitoral busca garantir que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto de forma segura e eficiente.