O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou-se inocente durante audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (5) em um tribunal de Manhattan, em Nova York. A sessão ocorre no âmbito de um processo movido pela Justiça dos Estados Unidos.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“Sou inocente, não sou culpado”, afirmou Maduro ao juiz. Ele também disse ser “um homem decente”.
DETENÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS
Segundo informações divulgadas pelas autoridades norte-americanas, Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram capturados por forças dos Estados Unidos e retirados do território venezuelano. A informação foi confirmada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
O presidente da Venezuela está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, unidade conhecida por abrigar presos de grande repercussão internacional.
ACUSAÇÕES CONTRA O PRESIDENTE VENEZUELANO
De acordo com a Justiça dos EUA, Maduro responde a acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. Ele permanecerá preso enquanto aguarda o andamento do processo e as próximas decisões judiciais.
OPERAÇÃO E CAPTURA
No último sábado (3), os Estados Unidos realizaram ataques em diferentes regiões da Venezuela. Após a operação, Donald Trump confirmou a captura de Nicolás Maduro e de Cilia Flores.
CARTEL DE LOS SOLES
O presidente venezuelano é apontado pelo governo norte-americano como líder do chamado Cartel de los Soles, grupo recentemente classificado pelos Estados Unidos como organização terrorista internacional. Segundo Washington, essa ligação teria motivado a intensificação das ações contra o chefe de Estado venezuelano.


Ditador foi acusado formalmente de crimes envolvendo tráfico de drogas e posse de armas - Crédito: XNY/Star Max/GC Images


