Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
25º
PANDEMIA

Espanha vai retirar obrigatoriedade de máscaras ao ar livre ainda este mês

18 junho 2021 - 15h15Por Meio Norte

Os espanhois deixarão de usar máscaras ao ar livre já no próximo dia 26 de junho. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta sexta-feira (18) que o governo vai revogar o uso obrigatório de máscaras.

O motivo: as infecções do coronavírus estão caindo. "Este fim de semana será o último com máscaras em espaços ao ar livre porque no próximo fim de semana não as usaremos mais", disse Sanchez em um evento em Barcelona. 

Ele acrescetou que o gabinete se reunirá em 24 de junho para aprovar o levantamento da regra de uso de máscara a partir de 26 de junho.

A obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre para pessoas a partir de seis anos de idade está em vigor na Espanha há cerca de um ano. O país acumula quase 3,8 milhões de casos e mais de 80,6 mil mortes por Covid-19, porém tanto os contágios como os óbitos diários despencaram nas últimas semanas.

O ministério de Saúde da Espanha divulgou no twitter que 48% da população já tomou pelo menos uma dose de vacinas anti-Covid, enquanto 30% das pessoas estão totalmente imunizadas.

Com a pandemia totalemte controlada, a maior parte dos países da UE já desobrigou o uso de máscaras ao ar livre.