Palmas
26º
Araguaína
22º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
REDE ORTO
PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Governo do Tocantins participa de ato nacional em defesa da democracia em Brasília

09 janeiro 2025 - 08h24

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa,  participou, na manhã desta quarta-feira, 8, do ato em defesa da democracia, realizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília/DF. O evento rememorou os ataques antidemocráticos que ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023, quando as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto foram depredadas, durante uma tentativa de golpe de Estado.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Estiveram presentes autoridades de todo o país, representantes de diversos segmentos da sociedade e movimentos em prol da democracia, em uma cerimônia composta por quatro atos. O presidente Luís Inácio da a Silva, apresentou 21 obras de arte, entre pinturas, esculturas e artefatos históricos, restauradas depois de terem sido vandalizadas, há 2 anos, pelos invasores. Também foi destacada a importância de preservar os valores democráticos, combater discursos de ódio e proteger as instituições que sustentam o Estado brasileiro.

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, destacou o compromisso do Governo do Tocantins com a democracia e a estabilidade institucional. “O governador Wanderlei Barbosa nos confiou a missão de representar o Estado nesta data tão simbólica. Estamos aqui para manifestar o nosso firme compromisso com a defesa da democracia e das instituições. Nossa presença reflete a estreita relação de colaboração entre o Governo do Tocantins e o Governo Federal, e reforça a confiança mútua com a gestão do presidente Lula. É com grande honra e responsabilidade que participamos deste momento significativo, reafirmando nosso apoio aos valores democráticos que sustentam a nossa nação." ressaltou Deocleciano Gomes 

Durante o evento, o presidente Lula assinou o decreto que institui o Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia, uma homenagem à memória de Eunice Paiva, mulher do deputado federal Rubens Paiva, cassado e preso durante a ditadura militar. Rubens Paiva desapareceu na prisão e seu corpo nunca foi encontrado. Eunice tornou-se uma defensora dos direitos humanos, especialmente dos povos indígenas, e um símbolo da luta pela democracia no Brasil.

O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; do vice-presidente no exercício da Presidência do Senado, Veneziano Vital do Rêgo; do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin e dos ministros do STF Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Carmen Lúcia; além de comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, ministros do governo federal, parlamentares e embaixadores.

Visita institucional 

No período vespertino o secretário-chefe da Casa, Deocleciano Gomes foi recebido pelo secretário-executivo de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, em seu gabinete. A visita institucional teve como objetivo discutir o ato em defesa da democracia, que aconteceu na manhã de quarta-feira no Palácio do Planalto. Durante o encontro, Olavo Noleto reafirmou o compromisso com o Tocantins e com o Brasil, destacando a importância da união entre as instituições para o fortalecimento da democracia.