O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) comunicou nesta quinta-feira (30) ao Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe-TO) que protocolou requerimento para retirar sua assinatura da PEC da Reforma Administrativa. O parlamentar garantiu que seu mandato não será instrumento de prejuízo aos servidores públicos.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“Refleti sobre o tema e a importância do amadurecimento. Por isso, protocolei um requerimento de retirada da nossa subscrição à PEC da Reforma. Conte integralmente com o nosso mandato, que em nenhum momento será instrumento de prejuízo aos servidores”, afirmou Alexandre Guimarães.
AVANÇO DA PEC NO CONGRESSO
Na semana passada, a proposta alcançou as 171 assinaturas necessárias para tramitar oficialmente na Câmara dos Deputados. Inicialmente, o deputado Alexandre Guimarães era o único representante do Tocantins a apoiar a proposta, que altera profundamente as carreiras do serviço público.
A PEC prevê novos critérios de remuneração, progressão funcional, ampliação das contratações temporárias e facilitação de demissões, alterações que podem levar à precarização do trabalho e desvalorização das carreiras públicas.
DEPUTADO DESTACA DIÁLOGO COM SERVIDORES
Em defesa dos direitos dos servidores, o deputado federal Filipe Martins retirou sua assinatura da proposta e se colocou à disposição do Sisepe para diálogo. Alexandre Guimarães ressaltou a importância da aproximação entre legisladores e trabalhadores públicos.
“O servidor pode ficar tranquilo. Há cerca de três semanas retirei minha assinatura para que pudéssemos debater com todas as classes e entender os pontos que impactam os servidores. Vocês têm em mim um aliado nessa luta, comprometido com a valorização e o fortalecimento do serviço público”, destacou.
MOMENTO DE MOBILIZAÇÃO
Com a retirada da assinatura de Alexandre Guimarães, o Sisepe pretende mobilizar sua base e dialogar com outros sindicatos para pressionar a Bancada Federal do Tocantins a rejeitar a PEC.
“O momento é de mobilização contra essa iniciativa que retira conquistas históricas e precariza o serviço público”, afirmou a presidente em exercício do sindicato.


Deputado federal Alexandre Guimarães respondeu ao Sisepe sobre a Reforma Administrativa - Crédito: Divulgação 


