O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (3/9), no Palácio Araguaia, para apresentar as primeiras medidas de sua gestão após o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Durante o anúncio, Laurez informou que todos os secretários e presidentes de autarquias serão exonerados. “Fui pego de surpresa [com o afastamento do governador] e ainda não tenho alguns nomes definidos [para assumir os cargos], mas vou exonerar todos os secretários do primeiro escalão, seguindo a orientação do ministro. Em breve, vocês vão ver o Tocantins ganhando prêmios como o estado mais transparente do Brasil”, afirmou.
DEFESA CONTRA ACUSAÇÕES
Laurez Moreira negou articulação política com a ex-senadora Kátia Abreu e o senador Irajá (PSD), apontados como aliados de influência em Brasília.
“Falácia, desafio ele a provar. É até um desrespeito contra as instituições. Quem me conhece sabe que eu não arquiteto nada contra ninguém”, declarou.
COMPROMISSO COM SERVIDORES
O governador em exercício descartou demissões em massa no funcionalismo e reafirmou compromisso com a valorização da categoria. “Tenho muito respeito pelos servidores e eu entendo que a melhor seleção que existe é o concurso público”, disse.
PRIORIDADES DO GOVERNO
Entre as ações prioritárias, Laurez destacou:
-
conclusão das obras dos hospitais de Araguaína e Gurupi;
-
descentralização da saúde no estado;
-
melhoria da transparência pública.
Ao citar o Hospital Geral de Araguaína (HGA), o governador lamentou o atraso da obra. “Essa construção se arrasta há 14 anos”, pontuou.
CRÍTICA À FALTA DE TRANSPARÊNCIA
Laurez criticou a manutenção de processos em papel dentro da gestão estadual. “Qual interesse se tem em ainda manter documentos em papel? Não há justificativa. O governante não consegue ver tudo o que os secretários estão fazendo, mas se abrir as contas, a população e a imprensa podem ajudar a fiscalizar”, declarou.
NOVA POSTURA ADMINISTRATIVA
O governador em exercício afirmou que pretende conduzir a administração com seriedade, planejamento e foco no desenvolvimento econômico. “Não tenho compromisso com o erro de ninguém. Vou fazer meu trabalho com seriedade e respeito”, reforçou.
PRESENÇAS NA COLETIVA
A coletiva contou com a presença dos deputados estaduais Janad Valcari (PL) e Gutierres Torquato (PDT), além dos ex-parlamentares César Halum e Stalin Bucar, assessores e aliados políticos.


Governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), anuncia primeiras medidas de sua gestão - Crédito: Divulgação 


