Palmas
25º
Araguaína
22º
Gurupi
21º
Porto Nacional
22º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
"SOBRAS ELEITORAIS"

Lázaro Botelho perde mandato para Tiago Dimas após retotalização de votos no TO

10 junho 2025 - 08h28Por Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou nesta segunda-feira (09), a retotalização dos votos para deputado federal das eleições de 2022. O processo, que durou cerca de 40 minutos, resultou na perda do mandato do deputado Lázaro Botelho (PP), que será substituído por Tiago Dimas (Podemos) 14.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Tiago Dimas, presente na cerimônia, comemorou a decisão: "Isso representa nossa confiança na Justiça Eleitoral, que reconhece o nosso mandato, a vontade soberana das urnas e a vontade popular. Hoje ficam reconhecidos os 42.970 votos que tivemos" 110.

DECISÃO DO STF 

A retotalização seguiu determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de março de 2025. O STF revisou o critério das "sobras eleitorais" — vagas remanescentes após a distribuição inicial de cadeiras — e decidiu aplicá-lo retroativamente às eleições de 2022. Originalmente, em 2024, o tribunal havia limitado a mudança a eleições futuras 13.

QUOCIENTE ELEITORAL

O TRE-TO constatou que o Partido Progressistas (PP) não alcançou os 20% do quociente eleitoral exigidos pela nova regra. Com isso, a vaga foi realocada ao Podemos, partido com a maior média de votos no recálculo. O relatório final será enviado ao TSE para homologação 46.

PRÓXIMOS PASSOS

Tiago Dimas aguarda a diplomação para assumir oficialmente o cargo. Já Lázaro Botelho não se manifestou sobre a perda do mandato até o fechamento desta matéria 110. A mudança afeta a bancada do Tocantins na Câmara e reflete impactos mais amplos da decisão do STF, que também alterou representações no Amapá, Rondônia e Distrito Federal 27.