Palmas
30º
Araguaína
33º
Gurupi
30º
Porto Nacional
31º
ELEIÇÕES 2020

Podemos oficializa candidatura de Alan Barbiero à Prefeitura de Palmas

06 setembro 2020 - 13h41Por G1 Tocantins

O Podemos oficializou, neste sábado (5), a candidatura de Alan Barbiero, de 53 anos, à Prefeitura de Palmas. O anúncio foi feito por meio de uma convenção realizada no formato drive-in e transmitida pela internet. A candidata a vice na chapa é a odontóloga Micheline Cavalcante, 43 anos.

O evento ocorreu no estacionamento da Vila Olímpica, onde foram realizados os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A convenção por meio do sistema drive-in foi feita para que filiados, apoiadores e pré-candidatos pudessem participar, sem causar aglomeração, segundo o partido. No local, foi colocado um palco com telão. O estacionamento tem lugar para 500 veículos.

Sem coligação prevista, o partido anunciou 29 pleiteantes a vereador.

Durante a convenção, Barbiero falou sobre suas bandeiras de campanha, como a integração da cidade de Palmas, projetos de preservação das nascentes, parques para incentivar o esporte, centro tecnológico para estudantes e investimento no aeroporto.

"Vejo Palmas dentro de uma outra perspectiva, de uma cidade acolhedora, que integra, que inclui, que pensa na educação especial, que pensa na saúde, mas uma saúde eficiente, que pensa na universalização da pré-escola, CMEI para todo mundo, nada de fila e muito menos passar na frente dos outros por indicação política. Nós vamos estabelecer critérios corretos e não apadrinhamento para ter acesso a políticas públicas. Não podemos ter uma gestão que vive dentro de um gabinete".

Perfil

Alan Barbiero é engenheiro agrônomo, professor, empresário, ex-deputado estadual e ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pai de três filhas, cristão e mora em Palmas há 26 anos.

Nascido em Goiânia (GO) e criado em Gurupi (TO), Barbiero se formou em engenharia agronômica em 1990. Fez dois mestrados na França e um doutorado no Canadá. Seu primeiro cargo foi como diretor executivo da Alternativa a Pequena Agricultura do Tocantins (APATO) em 1993.

Em 2003, ele tomou posse como o primeiro reitor da UFT. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito nas eleições para a Prefeitura de Palmas, mas não venceu. Em 2013, Barbiero foi convidado para assumir a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Em 2014, lançou sua candidatura a Deputado Estadual pelo PSB, e alcançou a primeira suplência após receber quase 11 mil votos. Em 2015, assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Palmas.

Em 2017, assumiu o cargo de Deputado Estadual. Esta é a primeira vez que ele disputa as eleições para o cargo de prefeito de Palmas.