Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
24º

Siqueira anuncia jurista, advogado do RCED, para assumir nova Secretaria

07 dezembro 2010 - 22h08

Nesta terça-feira, 7, mais um nome é anunciado pelo governador eleito, Siqueira Campos (PSDB), para compor a equipe de sua gestão. Dessa vez o escolhido foi o advogado e primeiro suplente do senador eleito Vicentinho Alves (PR) João Costa Ribeiro Filho (PSDB) que será o titular da nova Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania que englobará os trabalhos da atual secretaria de Cidadania e Justiça, que será extinta.

A assessoria de imprensa de Siqueira, novamente esclareceu que decisões em torno da escolha de seu secretariado é principalmente de caráter técnico e enfatizou as prerrogativas de Costa Ribeiro, destacando suas habilidades e conhecimento técnico como “jurista renomado, especialista na área criminal, professor universitário, cuja reputação é reconhecida nacionalmente”.

O futuro secretário da equipe de Siqueira Campos, em uma de sua importantes atribuições foi o advogado responsável pela Recurso Contra Expedição de Diploma (Rced), que cassou o mandado de governador de Marcelo Miranda (PMDB), em 2009. Neste ano, também na condição de advogado, João Costa propôs uma ação contra o registro de candidato a senador de Marcelo Miranda (PMDB). Contudo, o registro de senador do ex-governador foi cassado por ação movida pela Procuradoria Eleitoral do Tocantins.


Segurança Pública
Segundo a assessoria, Siqueira Campos orientou que sejam tomadas como premissas básicas para os futuros secretário e subsecretários a integração entre as Polícias e a proteção irrestrita ao cidadão, sob uma gestão moderna e inovadora que resolva os problemas enfrentados hoje no Tocantins.

A equipe que estará à frente da Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania considerá uma entrevista coletiva à imprensa neste sábado, 11, na sede do PSDB, na 204 Sul, em Palmas, a partir das 10h30.

Segue abaixo a estrutura da nova pasta:
1. Subsecretaria Executiva, com a função de coordenação sobre as outras subsecretarias. Seu titular – ainda não definido - responderá pela pasta em possíveis ausências do secretário.

2. Subsecretaria de Polícia Civil, com função de gestão sobre a referida Polícia. Seu titular será o atual delegado de polícia de Palmas, Dr. Nelson Rodrigues.

3. Subsecretaria de Justiça e Cidadania, responsável pela gestão do sistema penitenciário, Procon e demais funções hoje desempenhadas pela Secretaria de Cidadania e Justiça. O cargo será ocupado pelo Dr. Djalma Leandro, funcionário de carreira que já ocupou diversas funções na Polícia Civil. Esta subsecretaria também abrigará - a priori - a chamada Rede de Proteção Social, órgão que será criado visando a proteção dos direitos do cidadão.

4. Subsecretaria de Polícia Comunitária, que será ocupada pelo tenente-coronel Jaizon Veras Barbosa. (Com informações da assessora de imprensa de Siqueira Campos)