Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Tiago Dimas defende Sistema S e fala em trabalho de excelência

30 maio 2019 - 18h08

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) defendeu, nesta quinta-feira, 30 de maio, a necessidade do trabalho do Sistema S (Senai, Sesc, Senac e Sesi) para o Brasil e para o Tocantins, ressaltando que estas entidades têm uma atuação primordial que está muito longe de ser oferecida pelos governos. “As instituições do Sistema S contribuem significativamente para o desenvolvimento do país. O poder público não consegue fazer o que elas fazem, a exemplo do Senai, que oferece qualificação técnica de graça, ou baixíssimo custo, por meio de um serviço de excelência”, ressaltou o deputado, durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços na Câmara.

Tiago Dimas é membro titular da comissão, que recebeu representantes da diretoria de todas as entidades que compõem o Sistema S para debater os rumos das instituições após o governo federal sinalizar com a possibilidade de um corte de 30% dos repasses às entidades.

O deputado contou que sempre teve uma relação afetiva com o sistema, tendo em vista que seu pai, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, foi um dos fundadores e depois presidente do Sinduscon-TO (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins) e, depois, presidiu a Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins), onde o deputado chegou a utilizar bastante os serviços oferecidos. “Acho estranho quando vem um representante do Ministério da Economia aqui e fala de qualificação, de inserir jovens no mercado de trabalho, mas vagamente, sem dar detalhes. E, isso querendo ou não, é hoje feito via o Sistema S com muita competência”, salientou o parlamentar, ao destacar a importância dos serviços oferecidos pelo Sistema aos empresários e aos trabalhadores dos setores do comércio e da indústria, tanto na qualificação, como na atenção à saúde e ação social.

Ajustes

O deputado destacou que o Brasil vive um momento de crise econômica e todos estão fazendo ajustes nas suas contas, o que naturalmente precisará ser feito pelo também Sistema S. “Não é diferente, todo cidadão hoje procura fazer economias em casa, isso passa pelo poder público e as instituições que vocês representam também precisam enfrentar”, frisou, ao destacar, porém, que esses ajustes não podem atrapalhar os serviços disponibilizados.

O deputado também solicitou algumas informações específicas de transparência e dados do sistema, com o objetivo de estar respaldado para eventuais enfrentamentos sobre cortes de recursos.

Atuação

Nesta semana, Tiago Dimas ainda usou o espaço do Plenário da Câmara para reafirmar seu compromisso com o Bico do Papagaio (Extremo-Norte do Tocantins) e salientar a necessidade de investimentos públicos que aquela região necessita. Na terça-feira, 28 de maio, Tiago Dimas esteve na abertura dos debates sobre o PPA (Plano Plurianual) feita pelo governo do Tocantins em Araguatins. Para o deputado, o PPA é o ponto de partida para levar investimentos à região.

“Aproveito o tempo para mandar abraço carinhoso ao Bico do Papagaio. Estive na abertura das audiências públicas do PPA na Região Norte do Tocantins agora há pouco”, frisou o parlamentar, ao destacar que o Bico do Papagaio precisa de investimentos públicos de qualidade, que possam promover desenvolvimento para a região.

O deputado lembrou o Projeto Sampaio (irrigação), que já custou mais de R$ 135 milhões, prometeu geração de emprego e renda, mas não colocou água em um hectare de terra sequer. “O PPA é importante para que as coisas sejam bem feitas. A região espera ações efetivas e concretas”, afirmou o deputado.

UFT

O deputado aproveitou, ainda nessa semana, para parabenizar a UFT (Universidade Federal do Tocantins) pela inauguração da sua usina de energia solar. A obra, feita com recursos obtidos através de trabalho da sua colega deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO), já é responsável pelo fornecimento de 50% da energia do campus de Palmas.

Por Daniel Machado/Assessoria