Uma apuração paralela feita pela CBN aponta o Professor Nile William como favorito à presidência do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins. Até as 20h30 de domingo (27), ele somava 1.599 votos, contra 854 do adversário Diego Montelo.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Na capital, Palmas, a Professora Rosimar lidera a disputa pela presidência do Diretório Metropolitano com 198 votos, seguida por Tony, que teria alcançado 175 votos, conforme os dados parciais.
PED 2025 MOBILIZOU MAIS DE 20 MIL FILIADOS
O segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT foi realizado neste domingo (27), das 9h às 17h, e mobilizou mais de 20 mil filiados em mais de 70 municípios do Tocantins.
Além da escolha dos presidentes estadual e metropolitano, também foram eleitos dirigentes municipais. Os mandatos são válidos até 2029.
O primeiro turno do PED ocorreu em 6 de julho e definiu as direções municipais de dez cidades, além das presidências nacional e estadual. Na eleição nacional, Edinho Silva foi eleito presidente do PT.
RESULTADO PARCIAL
Coordenador da Frente Ampla e ex-senador, Donizeti Nogueira comemorou os resultados parciais e o engajamento da militância.
"Mais uma vez, como no primeiro turno, o PT sai vitorioso no segundo turno. O PED 2025 reacendeu a esperança de poder militar, defender o partido e o nosso governo, bem como o seu legado", afirmou.
Ele também declarou que a vitória de Nile William já é considerada irreversível: "Estamos com o resultado parcial que indica a vitória do companheiro Nile. Não é possível reverter. Mas o resultado não é oficial. Temos que esperar a divulgação da comissão eleitoral do estado e a confirmação da direção nacional."
VOTAÇÃO NO SEGUNDO TURNO
O segundo turno do PED ocorreu em cidades como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Palmas, entre outras.
A expectativa da direção estadual do PT é de que o resultado oficial seja divulgado nos próximos dias, após a apuração final e homologação pela direção nacional do partido.