Palmas
28º
Araguaína
33º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
2 DE JULHO

Proposta de Lula pode criar mais um feriado nacional; entenda

02 julho 2025 - 13h40Por Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou nesta terça-feira (1º) ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe transformar o dia 2 de julho no Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A data celebra a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território brasileiro, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência por D. Pedro I, ocorrida em 7 de setembro de 1822.

2 DE JULHO JÁ É FERIADO NA BAHIA

O 2 de julho marca oficialmente a Independência da Bahia, sendo feriado estadual. Segundo Lula, apesar da importância histórica, a contribuição baiana é pouco conhecida.

— É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso. Mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente — afirmou o presidente em vídeo divulgado nas redes sociais.

FALTA DE RECONHECIMENTO

Nas imagens, Lula apareceu acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), ambos ex-governadores da Bahia, além do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira.

Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e sua promulgação vão mostrar que, além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência — completou Lula.

AGENDA NA BAHIA E NO MERCOSUL

Após o anúncio, Lula embarcou para Salvador, onde participará de celebrações oficiais do 2 de julho. Na sequência, seguirá para Buenos Aires, onde integra a Cúpula do Mercosul, marcada para esta quinta-feira (3).