Palmas
35º
Araguaína
38º
Gurupi
34º
Porto Nacional
35º
Assembleia Aniversário do Tocantins
POLÍTICA

Gomes sai de cena na disputa pela presidência do Senado após decisão de Bolsonaro

13 janeiro 2021 - 09h47Por Redação

Eduardo Gomes está fora da disputa pela presidência do Senado Federal. A senadora Simone Tebet (MS) foi escolhida, nesta terça-feira (12), pelo MDB como candidata do partido.

Liderança do MDB, partido que tem a maior bancada do Senado Federal (15 senadores), Eduardo Gomes (MDB-TO) desistiu do páreo depois que o presidente Jair Bolsonaro anunciou apoio a Rodrigo Pacheco (DEM-MG) em uma reunião no Palácio do Planalto ocorrida na última sexta-feira (08). O senador tocantinense continuará na liderança do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional.

Em entrevista à "Coluna do CT", Gomes disse que sai muito satisfeito do processo pela forma sempre respeitosa em que seu nome foi lembrado para a presidência do Senado, tanto pela mídia quanto por até partidos de oposição, como o PT.

 

Pacheco é o candidato escolhido pelo atual presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e atualmente tem 31 votos anunciados, já que conta com apoio do Dem, PSD, PROS, Republicanos, PT e o Partido Liberal (PL).

Para vencer a eleição, o candidato deverá receber, no mínimo, 41 votos. Diante disso, o MDB espera contar com o apoio do PSDB (7 senadores) e do Podemos (9 senadores) à Tebet, somando ao menos 31 votos. Ainda é possível que a senadora conquisto os votos do grupo “Muda Semana”, que é formado por diversos partidos políticos, como a Rede e PSL.